Erro comum de muitas empresas é acreditar que o e-commerce trará resultados apenas para grandes empreendimentos. Entretanto, o comércio virtual proporciona benefícios que diminuem a vantagem competitiva das grandes para as pequenas empresas. O e-commerce oferece à empresa um custo mensal muito reduzido se comparado às estruturas físicas das organizações, sem gastos com aluguel e funcionários, e permite investimentos em novos produtos e serviços.

Além das vantagens para as empresas, os clientes também são beneficiados com o comércio online, principalmente por terem acesso a produtos e serviços de empresas de qualquer parte do mundo durante as 24 horas e sem precisar sair de casa. Aliás, essa também é uma vantagem para as empresas, que aumentam sua área de abrangência.

Sem a intenção de acabar com o comércio tradicional, mas ser uma opção para as empresas e clientes, o e-commerce pode existir como atividade complementar de uma rede de lojas ou serviços. O investimento em marketing e publicidade, entretanto, é fundamental para que a empresa se destaque num mercado com número enorme de informações sobre produtos e serviços.

Diagnosticar o perfil de cada usuário separadamente, identificando, por exemplo, suas preferências de acordo com buscas no seu site, é uma ferramenta excelente para auxiliar no relacionamento com o público, deixando mais pessoal e personalizado o contato com os clientes. O Mobile Marketing é uma modalidade de e-commerce que começa a ganhar mais espaço e permite esse contato pessoal do cliente com alguns de seus aplicativos. O segredo é uma estratégia bem elaborada e voltada para um público sem fronteiras, mas que prima por exclusividade.